Quem sou eu

Minha foto
Manaus, Amazonas, Brazil
Há um ano e 11 meses perdi a pessoa que eu mais amava na vida: meu marido Tiago Menezes. E escapei de morrer por pouco. Depois de fazer um balanço na minha vida, comecei a dar valor ao que realmente importa, não me preocupar em demasia com coisas pequenas, saber que nada é por acaso e que todos nós estamos aqui para evoluir. Hoje sou outra pessoa. Mais triste porém mais forte. Essa fortaleza vêm da ajuda da família, amigos e conhecidos que com uma simples frase de carinho já ajuda um pouquinho. Esse blog além de hobby é, também, uma terapia pois amo e me interesso muito por moda. Não da forma comercial e sim artística. Pois moda é a arte que podemos vestir. Esse blog é dedicado ao meu lindo marido Tiago Menezes, que sempre me incentivou a ler e a escrever. A quem eu sempre amarei e guardarei no meu coração e na minha memória os maravilhosos momentos dos oito anos e meio que passamos juntos. Te amo Tiago!

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Étiquette

A etiqueta, os bons modos, bem como a educação (o mais importante)  são comportamentos que diferenciam pessoas especiais das demais. Apesar de tais comportamentos, atualmente, serem considerados ultrapassados e banais para alguns, outros sabem da sua verdadeira importância. Ora, quem não admira pessoas educadas, cultas e sofisticadas? Quem não repara em uma mulher com classe, postura e elegância? Qual lady não se envaidece ao receber flores ou ter a porta do carro aberta por um lord? Enfim, tais atitudes nos tornam pessoas mais queridas, respeitadas e admiradas. Além de facilitar a vida pessoal, profissional e amorosa.
Eis algumas regrinhas de etiqueta para ficarem por dentro:

Apresentação
O homem é sempre apresentado a mulher primeiro, a menos que o homem em questão seja um religioso. Nesse caso apresenta-se a mulher a ele.
A pessoa mais jovem é apresentada primeiro a mais idosa.
Em festas ou coqueteis, os anfitriões não precisam apresentar todos os seus convidados entre si. Somente alguns aos que chegam.
Se houver um(a) homenageado(a), este é apresentado a todos os convidados.


Festas de Casamento
Os convites deverão ser endereçados aos convidados, pelo menos, um mês antes do casamento para que não assumam outros compromissos. O formato dos convites deverão obedecer a suntuosidade da festa.
A cerimônia do casamento tradicional não sofre alterações nem variações.
Na igreja, os noivos postam-se ao lado da família ao receberem os cumprimentos.
Os convidados deverão evitar comentários longos e desnecessários.
Na recepção, os noivos agradecem a cada convidado pela presença e pelos presentes recebidos.
A mesa deve estar muito elegante, destacando principalmente o bolo.
O casal têm a liberdade de escolher de três a cinco padrinhos para cada um. É uma forma de homenagear vários amigos e pessoas queridas.


À mesa
É de bom tom começar a comer ou se servir somente quando alguns convidados já estiverem fazendo.
O guardanapo deverá ser colocado aberto no colo , ou dobrado se for muito grande. Usá-lo sempre antes de levar a taça ou copo à boca e ao terminar de comer,  depois disso colocá-lo naturalmente ao lado do prato.
Os talheres são considerados bicho de sete cabeças, mas não é tão complicado assim. Comece sempre de fora para dentro, ou seja, os que estão mais distantes do prato são os primeiros e assim sucessivamente. A faca, quando não estiver sendo utilizada, "descansa" na borda do prato. E ao terminar arrume o talher no prato no sentido perpendicular à mesa.


 Tipos e sequência de Talheres
Como dito acima, a sequência dos talheres dispõem-se de fora para dentro.

À esquerda do prato:
1-garfo para peixe
2-garfo para carne
3-garfo para salada

Á direita do prato:
1-garfo para " hors-dóuvre"
2-colher para sopa
3-faca para peixe
4-faca para  carne

Copos
Não há uma sequência correta na hora de arrumar os copos. É de bom tom arrumá-los conforme o tamanho para que não escondam alguns convidados. Embora exista uma ordem para arruma-los:

1-Taça para água à direita do prato
2-Taça de Champagne após o primeiro
3- Taça para vinho, haste longa, colocado em frente ao prato
4-Tacinha de Vinho do Porto diante do terceiro


Refeições
O prato para a salada é colocado, geralmente, ao lado do prato de jantar.
Não é obrigatório comer toda a comida do prato, bem como não é obrigatório deixar um resto.
O pão pode ser pego e cortado com as próprias mãos, passa-se a pasta ou patê e leva-se a boca.
Para espinhas de peixe, ossos, caroços de azeitona e afins, a mesma colher que os levou a boca são colocados os restos de volta ao prato.
Não deve-se empurrar o prato ao terminar de comer.


Regras Gerais
Não deve-se colocar os cotovelos sobre a mesa.
Ao aceitar um prato não é preciso agradecer, porém ao recusá-lo é de bom tom dizer: "não obrigado".
Seura-se os copos ou taças pelas bases ou hastes e não pelas bordas.
Não precisa elogiar a comida.
Evitar assuntos polêmicos e constrangedores.
Jamais gesticular com os talheres e usar palitos de dente, a menos que seja no toilete.



A principio tais regrinhas podem parecer complicadas e defíceis de lembrar, entretanto com a prática constante tornam-se automáticas e simplesmente fluirão em qualquer evento. Depois é só brindar a isso. Tim Tim!!! 

Comendo Massa ou Pasta
Quando serve-se massa ou pasta em um jantar ou restaurante sofisticado, algumas pessoas temem por acabar "se enrolando" nos fios de macarrão. Pode parecer complicado pois os fios insistem em saltar do garfo e ficar pendurados nos cantos da boca. Porém, há regrinhas na hora de comer massa que facilitam bastante esse processo:
  • A massa deverá ser consumida com garfo e colher. Segure a colher com a mão esquerda e o garfo com a direita. A colher serve de base para que o garfo enrole a pasta, arrumando-a.
  • É totalmente errado e deselegante cortar os fios do macarrão. Pior ainda é chupá-lo quando algum fio escorrega pela boca. 
  • Comece enrolando os fios pela borda do prato, pegando pequenas quantidades.
  • Mantenha o guardanapo no colo. Se o prato tiver muito molho use o gardanapo na mão esquerda na hora de levar o garfo à boca, evitando repingos.
  • É de bom tom ingerir massa acompanhada de vinho ou água.
  • Em determinados locais, é comum passar pão no molho restante no prato. Antes de fazê-lo verifique se a ocasião permite. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário